Cerca de 50 pessoas profissionais de saúde e servidores em geral para realizam arrastões pela cidade
Na manhã dessa segunda-feira, 3, foi confirmado mais um caso de dengue, Janice Sousa Santiago de 18 anos é moradora do bairro Cruzeirão e já está em tratamento em sua residência. Com a confirmação, a jovem se torna a terceira pessoa em Cruzeiro do sul a contrair a doença. A vítima é vizinha de outras duas pessoas que na semana passada também foram diagnosticadas com dengue.
Preocupada com a situação, a secretaria municipal de saúde Lucila Bruneta, em parceria com a secretaria de Obras, designou cerca de 50 pessoas entre elas profissionais de saúde e servidores em geral para realizar arrastões no bairro. O trabalho consiste na limpeza de áreas onde existe lixo acumulado, água parada e conscientização da população quanto aos riscos da doença.
” A situação é preocupante, isto porque, passamos de um pequeno surto para estado de epidemia” Disse a Secretária. No mesmo bairro os agentes encontraram um reservatório contendo água limpa, com aproximada mil larvas do Aedes aegypti, muitas delas em estado de pupa, quando a larva deixa seu estado normal e evolui para a fase final da metamorfose, e se torna um mosquito. No mosquito da dengue essa transformação pode acontecer em dois ou três dias.
“No estágio de pupa, a aplicação do abate (veneno na água) não surte efeito, isto porque, a larva não se alimenta” Ressaltou Erenilson Alves, agente de combate a dengue. Lucila Bruneta alertou ainda que, mais cinco casos estão sobre suspeita, caso alguém sentir sintomas como febre, dor de cabeça, nos olhos e pelo corpo, procurar imediatamente atendimento médico .
FONTE..oriobranco
Nenhum comentário:
Postar um comentário